sábado, 5 de dezembro de 2009

SONETO NUM CARDÁPIO

Quem está no prato? O tempo, que o homem come
misturado a espinafre e carne dura.
Entre o talher e a vida ele tritura
as horas que temperam sua fome.

Rei de si mesmo, sem vassalo ou nome,
ele mastiga o mundo, e a dentadura
muda o cardápio numa massa escura
que na úmida garganta rola e some.

O homem que come o pão que o diabo amassa
e quando come se lambuza, e come
gato por lebre, na aventura louca

de tudo reduzir a pesca e caça,
come, para viver, a própria fome,
e, como os peixes, morre pela boca.

Ledo Ivo.

IVO, Ledo.Melhores Poemas. Seleção de Sergio Alves Peixoto. 4 ed. São Paulo: Global, 2001.

3 comentários:

  1. Jãozinho meu querido,

    Só você para me lembrar que eu adoro Ledo Ivo, li demais indicado por mamãe(fã dele e de Tiago de Mello, por ex). Depois veio aquela historia Ledo 'Engano' Ivo.

    ResponderExcluir
  2. Ops, teclei voando e errei seu nome, mas aproveito para lhe sugerir moderar comentarios ou colocar um 'disclaimer', pois o dono do blog é responsavel legalmente aqui em terra brasilis pelo que comentam e - não que vá ser o caso aqui, onde só gente do bem vai andar certamente - qualquer coisa que atinja terceiros o responsavel é você.

    ResponderExcluir
  3. Orf, o Ledo Ivo, além de ser um ótimo poeta, também é um bom tradutor. Conheço esse papo de ledo engano, mas deixo pra lá. Acho que a Geração de 45 precisa ser reavaliada e nem tudo é gato do mesmo saco. O Jarbas Martins sempre conversou muito comigo sobre Ledo Ivo, comentava a qualidade de sua poesia. grande abraço, JOão

    ResponderExcluir